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Os Gnomos
Qua Set 26, 2018 10:01 am
Gnomos
Pequenos de estatura e habitantes dos cantos remotos de Faerun, longe de olhares bisbilhoteiros, gnomos são uma das raças menos populosas e influentes do mundo, chamados de "Povo esquecido" por alguns. Este apelido não incomoda os gnomos, eles geralmente preferem seu anonimato e a proteção que isso traz.
De acordo com as lendas, os primeiros gnomos em Faerun brotaram de gemas misticas enterradas nas profundezas da terra - um evento que explicaria o amor dos gnomos por terra - um evento que explicaria o amor dos gnomos por gemas e o abraço acolhedor que sentem em suas tocas subterrâneas. É dito que dos diamantes misticos vieram os gnomos das rochas, as esmeraldas foram o berço dos gnomos das florestas e os rubis se tornaram nos gnomos das profundezas. Desde o tempo de sua criação, gnomos tem se estabelecido em locais escondidos, longe de outras raças, preocupados que seu modo de vida não poderia sobreviver á exposição.
Gnomos alegremente se socializam e trabalham com os humanos, elfos e anões, mas eles sempre tem em mente que, como uma pequena e insignificante raça, seus interesses vem em segundo plano, mesmo que entre seus aliados.
De fato, membros de outras raças duramente tratam os gnomos como cidadões de segunda classe, talvez pensando com alta estima sobre seus amigos gnomos, mas raramente dando crédito para os gnomos como um povo. Gnomos são normalmente subestimados, e eles usam essa falta de estima tanto como defesa ou ataque, conforme a necessidade.
Como os anões, gnomos têm lutado há muito por território com Kobolds, orcs e globinoides, mas Kobolds e e gnomos compartilham um ódio especial um pelo outro. Ambas raças acreditam em uma lenda que, há muito tempo atrás, a divindade Garl Brilho Dourado enganou o deus kobold Kurtulmak, colapsando a terra e o aprisionando em um labirinto subterrâneo sem fim e conquistando essa eterna inimizade.
Gnomo da Floresta
Gnomos das Rochas
Gnomos das Profundezas
Pequenos de estatura e habitantes dos cantos remotos de Faerun, longe de olhares bisbilhoteiros, gnomos são uma das raças menos populosas e influentes do mundo, chamados de "Povo esquecido" por alguns. Este apelido não incomoda os gnomos, eles geralmente preferem seu anonimato e a proteção que isso traz.
De acordo com as lendas, os primeiros gnomos em Faerun brotaram de gemas misticas enterradas nas profundezas da terra - um evento que explicaria o amor dos gnomos por terra - um evento que explicaria o amor dos gnomos por gemas e o abraço acolhedor que sentem em suas tocas subterrâneas. É dito que dos diamantes misticos vieram os gnomos das rochas, as esmeraldas foram o berço dos gnomos das florestas e os rubis se tornaram nos gnomos das profundezas. Desde o tempo de sua criação, gnomos tem se estabelecido em locais escondidos, longe de outras raças, preocupados que seu modo de vida não poderia sobreviver á exposição.
Gnomos alegremente se socializam e trabalham com os humanos, elfos e anões, mas eles sempre tem em mente que, como uma pequena e insignificante raça, seus interesses vem em segundo plano, mesmo que entre seus aliados.
De fato, membros de outras raças duramente tratam os gnomos como cidadões de segunda classe, talvez pensando com alta estima sobre seus amigos gnomos, mas raramente dando crédito para os gnomos como um povo. Gnomos são normalmente subestimados, e eles usam essa falta de estima tanto como defesa ou ataque, conforme a necessidade.
Como os anões, gnomos têm lutado há muito por território com Kobolds, orcs e globinoides, mas Kobolds e e gnomos compartilham um ódio especial um pelo outro. Ambas raças acreditam em uma lenda que, há muito tempo atrás, a divindade Garl Brilho Dourado enganou o deus kobold Kurtulmak, colapsando a terra e o aprisionando em um labirinto subterrâneo sem fim e conquistando essa eterna inimizade.
Gnomo da Floresta
- Spoiler:
- Os reclusos gnomos da floresta vivem com simplicidade nas vertentes, habitando as profundezas das florestas. Um vizinho prode viver a apenas algumas milhas do assentamento de um gnomo da floresta e nunca saber. Nestas comunidades, anonimato e furtividade os ajudam a garantir segurança, paz e sobrevivência. Se eles forem descobertos e bem tratados, gnomos da floresta fazem bons vizinhos, mas eles normalmente evitam contato, mesmo com uma civilização amiga.
Gnomos da floresta usam sua afinidade com pequenos animais e sua aptidão para ilusões afim de ajudar a se manter escondidos. Quando necessário, uma comunidade de gnomos da floresta defendem-se com todos os recursos disponíveis. Muitos assentamentos, no entanto, simplesmente desaparecem quando descobertos, recuando para algum canto inexplorado da florestas como recomeçar.
Os raros gnomos da floresta que deixam seu povo para se tornar aventureiros frequentemente focam sua proximidade para a natureza e seus truques mágicos para servir como guias, batedores ou misticos. Viver próximo á floresta faz com que os gnomos da floresta gostem de tomar seu lugar como druidas, que servem a vários espíritos da floresta e divindades.Traços Raciais dos Gnomos da FlorestaAumento no Valor de Habilidade. +2 Inteligencia +1 Destreza
Idade. Gnomos amadurecem a mesma proporção que os humanos e, a maioria, atinge a idade adulta por volta dos 40 anos. Eles podem viver entre 350 e 500 anos.
Tendência. Os gnomos geralmente são bons. Os que tendem para a ordem são sábios, engenheiros, pesquisadores, escolásticos, investigadores ou inventores. Os que tendem ao caos são menestréis, engenhoqueiros, andarilhos ou joalheiros caprichosos. Gnomos são bons de coração e, até mesmo os trapaceiros entre eles tendem a ser mais brincalhões que perversos.
Tamanho. Os gnomos tem entre 0,90 e 1,20 metro e seu peso médio é de 20 kg. Seu tamanho é Pequeno.
Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 7,5 metros.
Visão no Escuro. Acostumado à vida subterrânea, você tem uma visão superior no escuro e na penumbra. Você enxerga na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena, e no escuro como se fosse na penumbra. Você não pode discernir cores no escuro, apenas tons de cinza.
Esperteza Gnômica. Você possui vantagem em todos os testes de resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia.
Idiomas. Você sabe falar, ler e escrever Comum e Gnômico. A linguagem Gnômica, que usa o alfabeto Anão, é conhecida por suas técnicas de dissertação e por seus catálogos de conhecimento sobre o mundo natural.
Ilusionista Nato. Você conhece o truque ilusão menor. Inteligência é a sua habilidade usada para conjurá-la.
Falar com Bestas Pequenas. Através de sons e gestos, você pode comunicar ideias simples para Bestas pequenas ou menores. Gnomos da floresta amam os animais e normalmente possuem esquilos, doninhas, coelhos, toupeiras, pica-paus e outras criaturas como amados animais de estimação.
Gnomos das Rochas
- Spoiler:
- Quando muitos povos da COsta da Espada e do Norte, falam dos gnomos, eles querem dizer gnomos das rochas. Ao contrário de seus tímidos primos da floresta, os inquisitivos e irrepreensíveis gnomos das rochas interagem regularmente com indivíduos de outras raças, especialmente se estes indivíduos tem algo para ensinar. Gnomos das rochas preferem viver nas bordas de outros assentamentos em seus próprios enclaves, embora ocasionais aventureiros gnomos das rochas tomam residencia em uma cidade humana ou anã.
Comunidades dos gnomos das rochas são mais comuns no Coração do Ocidente e ao longo da Costa do Mar Reluzente, mas gnomos andarilhos viajam entre comunidades através de Faerun com o objetivo de fazer trocas ou aprender com forasteiros, incluindo membros de outras raças.Traços raciais dos Gnomos das RochasAumento no Valor de Habilidade. +2 Inteligencia +1 Constituição
Idade. Gnomos amadurecem a mesma proporção que os humanos e, a maioria, atinge a idade adulta por volta dos 40 anos. Eles podem viver entre 350 e 500 anos.
Tendência. Os gnomos geralmente são bons. Os que tendem para a ordem são sábios, engenheiros, pesquisadores, escolásticos, investigadores ou inventores. Os que tendem ao caos são menestréis, engenhoqueiros, andarilhos ou joalheiros caprichosos. Gnomos são bons de coração e, até mesmo os trapaceiros entre eles tendem a ser mais brincalhões que perversos.
Tamanho. Os gnomos tem entre 0,90 e 1,20 metro e seu peso médio é de 20 kg. Seu tamanho é Pequeno.
Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 7,5 metros.
Visão no Escuro. Acostumado à vida subterrânea, você tem uma visão superior no escuro e na penumbra. Você enxerga na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena, e no escuro como se fosse na penumbra. Você não pode discernir cores no escuro, apenas tons de cinza.
Esperteza Gnômica. Você possui vantagem em todos os testes de resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia.
Idiomas. Você sabe falar, ler e escrever Comum e Gnômico. A linguagem Gnômica, que usa o alfabeto Anão, é conhecida por suas técnicas de dissertação e por seus catálogos de conhecimento sobre o mundo natural.
Conhecimento de Artífice. Toda vez que você fizer um teste de Inteligência (História) relacionado a itens mágicos, objetos alquímicos ou mecanismos tecnológicos, você pode adicionar o dobro do seu bônus de proficiência, ao invés de qualquer bônus de proficiência que você normalmente use.
Engenhoqueiro: Você possui proficiência com ferramentas de artesão (ferramentas de engenhoqueiro). Usando essas ferramentas, você pode gastar 1 hora e 10 po em materiais para construir um mecanismo Miúdo (CA 5, 1 pv). O mecanismo para de funcionar após 24 horas (a não ser que você gaste 1 hora reparando-o para manter o mecanismo funcionando), ou quando você usa sua ação para desmantelá-lo; nesse momento, você pode recuperar o material usado para criá-lo. Você pode ter até três desses mecanismos ativos ao mesmo tempo.
Quando você criar um mecanismo, escolha uma das seguintes opções:
Brinquedo Mecânico. Esse brinquedo é um animal, monstro ou pessoa mecânica, como um sapo, rato, pássaro, dragão ou soldado. Quando colocado no chão, o brinquedo se move 1,5 metro pelo chão em cada um dos seus turnos em uma direção aleatória. Ele faz barulhos apropriados a criatura que ele representa.
Isqueiro Mecânico. O mecanismo produz uma miniatura de chama, que você pode usar para acender uma vela, tocha ou fogueira. Usar o mecanismo requer sua ação.
Caixa de Música. Quando aberta, essa caixa de música toca uma canção a um volume moderado. A caixa para de tocar quando alcança o fim da música ou quando é fechada.
Gnomos das Profundezas
- Spoiler:
- Também conhecidos como Svirfneblin, os gnomos das profundezas das terras da escuridão são um forte contraste com a sua espécie da superfície, sérios e severos se comparados aso alegras e geralmente otimistas gnomos das rochas e gnomos da floresta. Eles compartilham da obsessão de seus primos pela privacidade, e suas casas abaixo da superfície de Faerun são bem protegidas e profundamente escondidas.
Devido a hostilidade de seus vizinhos das terras da escuridão, particularmente os drows, os assentamentos e reinos dos svirfneblin estão em contante perigo de serem realocados, conquistados ou destruídos. Tal como foi o destino de "Joia Escarpada", uma das maiores fortalezas dos gnomos das rochas, a qual existiu por mais de dois séculos, até que foi invadida, há pouco mais de um século, pelos elfos negros de Menzoberranzan. Os gnomos das profundezas recentemente reclamam de volta seu antigo lar, e agora lutam para afugentar as influencias malignas que tem rastejado através dos tuneis e tocas durante suas ausência.
Gnomos das profundezas são magros, com a pele térrea com tons de cinzas. Os homens são carecas e imberbes, enquanto as mulheres tem cabelo em sua cabeça. Ambos os sexos tem pouco ou nenhum pelo no corpo e uma aparência rochosa em sua pele.
Gnomos das profundezas aventureiros são curiosos e ousados tais como aventureiros de qualquer outra raça. Alguns encontram seu propósito vivendo entre outras raças subterrâneas, e alguns poucos fazem seu caminho até a superfície. Aqueles que estudam as artes da ilusão em particular normalmente se distanciam muito do seu lar, buscando por conhecimento que não esta disponível em suas próprias terras.Traços raciais dos Gnomos das ProfundezasAumento no Valor de Habilidade. +2 Inteligencia +1 Destreza
Idade. Gnomos amadurecem a mesma proporção que os humanos e, a maioria, atinge a idade adulta por volta dos 25 anos. Eles podem viver entre 200 e 250 anos.
Tendência. Neutro
Tamanho. Os gnomos tem entre 0,90 e 1,20 metro e seu peso médio é de 40 kg. Seu tamanho é Pequeno.
Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 7,5 metros.
Visão no Escuro Superior. Sua visão no escuro tem um riao de 36 metros.
Esperteza Gnômica. Você possui vantagem em todos os testes de resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia.
Idiomas. Você sabe falar, ler e escrever Comum e Gnômico. A linguagem Gnômica, que usa o alfabeto Anão, é conhecida por suas técnicas de dissertação e por seus catálogos de conhecimento sobre o mundo natural.
Camuflagem na Pedra. Você possui vantagem nos testes de Destreza (furtividade) para se esconder em terrenos rochosos
Linguagem Extra Você pode falar, ler e escrever em subterrâneo.
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